sábado, 11 de junho de 2011

Tiṭs РA vida at̩ parece uma festa

Titãs – a vida até parece uma festa é um documentário brasileiro dirigido por branco Mello e Oscar Rodrigues Alves sobre a banda de rock brasileiro titãs e lançado em 2009.

O filme foi dirigido pelo vocalista e baixista da banda, branco Mello em parceria com Oscar Rodrigues Alves.

O filme retrata desde o período de formação da banda em 1981 ate os dias atuais, contando através de uma narrativa não – linear a trajetória da banda.

Para isso, branco e Oscar utilizaram gravações de programas de TV, bastidores de gravações de discos, shows, vídeo clipes alem de arquivo pessoal.

Desta maneira retrata os acontecimentos da carreira da banda como o disco experimental “Televisão”, a prisão do guitarrista Tony Bellotto e do vocalista Arnaldo Antunes (o primeiro por porte e o segundo por trafico de heroína.), o sucesso do álbum ´´ cabeça dinossauro, a substituição de Andre Jung por Charles garvin, a saída dos integrantes Arnaldo Antunes e Nando reis e o falecimento de Marcelo fromer entre outras.

Pelo fato do documentário não possuir uma ordem cronológica, são constantes as “viagens no tempo” retornando a um acontecimento antigo relacionado a um acontecimento mais recente.

O documentário foi feito em um estilo “artesanal” , e para mim ai esta um dos seus grandes atrativos.
Outro diferencial do documentário é que foram utilizadas gravações atuais dos membros falando sobre determinado fato ocorrido no passado, fazendo um link passado- presente desta maneira abolindo o usual” perguntas respondidas “em uma entrevista.
O resultado de tudo isso é um documentário artesanal extremamente bem cuidado e dirigido.

Quando algum convidado é entrevistado ele simplesmente fala criando um grau de intimidade nunca visto antes em documentário.

Devo confessar que eu não era extremamente fã da banda titãs, apenas de algumas musicas, do guitarrista e escritor Tony Bellotto e do ex-titã nando reis, claro que eu sabia que algumas das musicas que o Nando canta em seus discos solo (e que eu adoro) são da época dos titãs, mas nunca havia feito a associação.

Por fim concluo que os titãs é uma das maiores bandas do rock nacional e eu sou a partir desse momento fã incondicional. Assistam ao trailer e vejam o documentário que esta disponível no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário