quarta-feira, 20 de junho de 2012

O estilo de João Emanuel Carneiro



Estive pensando como a novela Avenida Brasil possui semelhanças muito evidentes com as outras novelas de seu autor João Emanuel carneiro, principalmente com A Favorita.



Em primeiro lugar, Avenida Brasil tem assim como teve em A Favorita, uma trama de justiça, afinal Donatella em determinado momento lutou para que Flora pagasse pelo que fez, assim como Nina /Rita e Carminha. Também as duas novelas tiveram como ponto de partida uma morte da onde saiu às motivações das vilãs: a morte de Marcelo, marido de Donatella, e a morte de Genésio, pai de Rita e foi a partir de uma mentira sobre paternidade que a historia se desenrolou. Esse fato também apareceu em Da cor do Pecado onde Barbara (Giovanna Antonelli) mentiu que o seu filho era de Paco para se apoderar da fortuna do mesmo. Também apareceu em A favorita com Flora mentindo sobre Lara.



Em A Favorita Donatella tinha um amor maternal por filhos do coração, assim como Lucinda tem por Nina e Jorginho. Também de A Favorita: Muricy odeia a então nora Monalisa, por seu jeito meio destrambelhado de ser e da força para a vilã Carminha, tal como Irene odiava donatella e apoiava Flora.



Em Da cor do Pecado, a vilã Barbara tinha um filho gordinho a quem usava para enganar Afonso, pai de Paco, assim como Carminha usa Agatha para enganar tufão.



Em cobras e Lagartos, os personagens de Herson Capri e Henri Casteli, pai e filho se odiavam, assim com Nilo e Max. E em ambas as novelas, os personagens eram vilões. Também de “Cobras”, os mesmos personagens disputavam uma mulher vivida por Tânia Khalil, situação semelhante acontecerá em Avenida Brasil quando Tufão e Jorginho começarem a disputar Nina.



Suellen personagem de Isis Valverde tem trejeitos de Manu (Emanuelle Araujo) e Maria do Céu (Deborah Secco) de a Favorita. Assim como manu, suellen se envolve com quase todo o elenco masculino e já foi implícito que suellen se prostitui tal qual as duas personagens. Além disso, é possível que suellen tenha um relacionamento com o gay Rony assim com Maria do céu e orlandinho da mesma novela.







A trama Jorginho e Carminha também lembra a historia de A Favorita , quando Lara não possuía sentimentos pela mãe biológica Flora e sim pela de criação Donatella , tal como Jorginho e Lucinda.



Dois outros exemplos importantes: em A Favorita e em Cobras e Lagartos, os vilões interpretados respectivamente por Murilo Benicio e Henri Casteli morreram assassinados, e já foi confirmado que Max interpretado por Marcello Novaes morrerá da mesma forma.



Concluindo, a maior diferença de Avenida Brasil é na sua ambientação e o fato da novela possuir um aspecto mais popular ao contrario da etilista A Favorita. João Emanuel Carneiro possui sim um estilo próprio, mas suas novelas nunca são iguais na sua essência. Elas quebram padrões arcaicos pré-estabelecidos, revolucionam o modelo de se escrever e assistir novelas e acima de tudo rompem tabus.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário