quarta-feira, 4 de julho de 2012

Quase Famosos


Imagine um garoto de 15 anos apaixonado por musica, especialmente rock (quase todos nessa idade) que é convidado pela maior revista musical do mundo, a Rolling Stone a acompanhar a turnê de uma banda e publicar o resultado dessa experiência nas paginas da revista.

Um sonho não? É sim, mas isto realmente aconteceu com Cameron Crowe, que na adolescência acompanhou a turnê da banda Led Zeppelin. E Crowe resolveu ser generoso com ávidos fãs de rock e compartilhar um pouco desses momentos conosco em “Quase Famosos”

Quase famosos conta a historia do jovem William Miller (Patrick Fugit), alter-ego de Crowe, que as 15 anos é convidado a acompanhar a banda stillwater em turnê e escrever para a revista sobre a banda.

Ao aceitar o convite da revista William recebe dois preciosos conselhos do crítico musical Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman).  1) jamais se torne amigo de rockstars 2)seja honesto e inclemente.

Contudo william contraria parte destes conselhos se tornar amigo de Russel Hammond ( Billy Crudup ), o guitarrista dos stillwater com quem disputa a atenção e o amor da groupie Penny Lane (Kate Hudson ). Este será sem duvida , um periodo de amadurecimento para william.

Cameron crowe conferiu ao seu filme dinamismo e agilidade ,condizentes com a vida na estrada, para isso utilizou sucessão rápida de planos a exaustão. Crowe também utiliza a montagem paralela e a sobreposição de cenas, principalmente nas cenas em que William conversa com a mãe Elaine Miller (Frances McDormand).

Priorizando o elenco e o roteiro potente que possui , crowe centraliza seu filme principalmente no forte enredo e nos poderosos personagens,utilindo-se de planos descritivos. Ainda sim a câmera panorâmica aparece com frequência , como não poderia deixar de ser se tratando de um “Road Movie”.

Cameron Crowe mergulhou tão fundo em suas memórias da adolescência para construir o roteiro que é carregado de emoção e realismo, ao o contrario dos filmes do gênero que são repletos de clichês. Não é a toa que “Quase Famosos” rendeu a Crowe o Oscar de melhor roteiro original, além do BAFTA na mesma categoria em 2001.

Vale ressaltar a maneira com que Crowe fez a transição de tempo no filme. Após sair de casa para fugir da mãe repressora, Anita Miller (Zooey Deschanel) lhe dá outro precioso conselho “olhe embaixo da cama, vai te libertar”. Lá william (aos 11 anos , interpretado por Michael Angarano) descobre os Lp´s de clássicos do rock  que sua Irmã lhe deixou de lembrança ao colocar um dos vinis na vitrola para tocar,ocorre a mudança de atores ao som da trilha sonora e William passa a ser interpretado por Patrick Fugit). A mais inteligente e original mudança de atores que eu já vi.

O elenco conta com talentosos atores para dar vida a estes poderosos personagens. A começar por Patrick Fugit (William) que transita entre o jovem sonhador e o garoto determinado a completar a sua missão: conseguir a tão almejada entrevista com a banda stillwater. Patrick também foi hábil em ressaltar em sua interpretação o amadurecimento de William enquanto ele está acompanhando a banda em turnê.

Kate Hudson e Billy Crudup se destacam ao interpretar a groupie (ou como ela prefere “ajudantes de banda”), Penny Lane. Billy Crudup por sua vez, interpreta magnificamente Russel Hammond, o talentoso guitarrista dos stilwater que constrói uma sincera amizade com William ao mesmo tempo em que é seu rival na disputa pelo coração de Penny Lane. O triangulo amoroso William-Penny-Russel é um dos pontos altos do filme.

    

      Frances McDormand e Philip Seymour Hoffman também se destacam ao interpretar Elaine Miller e Lester Bangs, respectivamente. Frances alterna sua interpretação entre aquela mãe superprotetora e aquela que sente que perdeu seus filhos para o mundo a contragosto.

Philip Seymour Hoffman se destaca toda a vez que aparece em cena, com sua interpretação potente e certeira, um talento.

Elemento fundamental em Quase Famosos, a trilha sonora é sensacional, pois além de resgatar clássicos do rock, ainda possui ótimas canções originais que fazem parte do repertorio da banda Stillwater. Algumas escritas por Crowe e Nancy Wilson da banda Heart.

Concluo dizendo que Cameron Crowe realizou em Quase Famosos, a sua obra-prima. Aquele filme com o qual sempre será lembrado e reverenciado. Sem duvida um filme eterno.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário