quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sem Dor , Sem Ganho



Daniel Lugo(Mark Wahlberg), um personal trainner fisiculturista ambiciona ter tudo o que deseja pois acredita ser um realizador. Quando descobre que seu aluno Victor Kershal(Tony Shalhoub) é um rico milionário com contas no exterior Lugo e seus amigos Adrian(Anthony Mackie) e Paul(The Rock) o sequestram e se tornam estelionatários tomando tudo o que é de Victor, mas a ganância do grupo se revela o ponto fraco do trio.



Eu admito, não conheço o trabalho de Michael Bay á fundo, mas logo no inicio de “Sem Dor, Sem Ganho” Bay aparenta ser um cineasta acostumado a comandar grandes produções como este filme tenta ser. Iniciado como um flashback o longa possui boas tomadas aéreas, Plongeê e contra-Plongeê além dos cortes ágeis, closes além de um jogo de câmera que aparece em alguns momentos. Porém, “Sem dor, Sem Ganho” é um filme com inúmeros erros.


 O principal percalço no caminho de “Sem Dor, Sem Ganho” é a sua montagem que tem a pretensão de ser episódica, mas não é nada mais do que pifa e esdrúxula por picotar as sequencias prejudicando assim a ação dramática. A montagem acaba impossibilitando o entendimento completo da narrativa devido a sua “rapidez” que corta as cenas ao meio quebrando o clima e destruindo o habilidoso trabalho de Michael Bay um cineasta que possui “How – Know” em comandar grandes produções, mas toda a experiência e habilidade do diretor são jogadas no limbo por causa da montagem que deveria ser uma aliada da direção e dar ritmo as cenas, mas ao contrário só atrapalha o desenrolar do filme.

O roteiro escrito a quatro mãos por Christopher Markus e Stephen McFeely é pouco inspirado conseguindo algum feito pelas citações e menções que faz a cultura pop como “O Poderoso Chefão”, “Scarface” e “Um Maluco no Pedaço”. Em termos narrativos a trama começa bem estruturada quando se utilizam de flashforwards  , flashbacks e algumas elipses, mas infelizmente não se sustenta caindo no lugar comum com piadas machistas e de mau gosto.  A opção pela figura do narrador é o que mantêm o filme em muitos momentos.
Mais ainda porque o narrador sempre troca de locutor permitindo assim que todos os personagens possam ocupar essa função de modo a expressar o seu ponto de vista sobre a ação dramática. Outra coisa que provoca irritação é a necessidade incessante do roteiro explicar tudo a todo o momento e de forma telegrafada. Quanto aos diálogos eles beiram o nonsese que acabam provocando risos ainda que involuntários.



Se tem algo que passa ileso pela montagem e outros equívocos é o entrosamento cênico que cerca o elenco o que prova que além de ser hábil em dirigir grandes produções Michael Bay também é um bom diretor de atores. Mark Wahlberg faz de Daniel Lugo o cérebro da quadrilha. A maneira como Wahlberg sobressai às facetas do personagem gradativamente é sensacional fazendo do ator não só o melhor do elenco, mas também o motivo pra se assistir o filme até o final.


Anthony Mackie (Adrian) conduz o seu personagem ressaltando sua veia cômica afiada tratando o problema de disfunção erétil de seu personagem com comicidade e funcionando como um contraste para o seu estereótipo “Bombado”. Aliás, explorar estereótipos é algo que o longa faz de maneira recorrente.  The Rock é quem tem o personagem com maiores conflitos internos, permitindo que o ator trabalhe as nuances do personagem. E The Rock cumpre bem o seu papel evidenciando os conflitos internos de Paul com maestria. 
Tony Shalhoub (O Monk da serie homônima) interpreta Victor Kershal a primeira vitima da quadrilha. Shalhoub executa bem o seu papel, mas é impressionante que o ator ainda não conseguiu se livrar de seu famoso personagem ainda estando preso aos trejeitos do detetive que o levou a fama.



É difícil encontrar algum saldo positivo em “Sem Dor, Sem Ganho”. Por mais que Michael Bay tente evidenciar a sua direção ela passa batida. Pensando bem “Sem Dor, Sem Ganho” vale somente pela presença do Mark Wahlberg e para o ator mais uma vez mostrar seu talento.















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário